IPE Saúde | Aderir como Optante

Solicitar

O que é?

Solicite a permanência no plano caso tenha perdido a condição de titular.

Pré-Requisitos

  • Ter sido titular no plano;
  • Solicitar no prazo máximo de 90 dias consecutivos ao término do plano;
  • Não ter débitos pendentes anteriores junto ao IPE Saúde;
  • Antes de solicitar, ter permanecido na condição de usuário por no mínimo 12 meses;
  • Após deferimento, permanecer como optante pelo prazo mínimo de 24 meses.

Forma de Solicitação

  1. Clicar no link “Acessar Serviço” no topo desta página;
  2. Acessar a sua conta gov.br;
  3. Preencher o formulário;
  4. Aceitar os termos de condição;
  5. Anexar os documentos exigidos;
  6. Clicar em “enviar”;
  7. Anotar o número de protocolo;
  8. Acompanhar o andamento da sua solicitação pelo Painel rs.gov.br 

Documentos Necessários

  • Cópia do DOE (Diário Oficial do Estado) ou;
  • Declaração do Órgão de Origem (preenchido e carimbado pelo órgão de origem);
  • Caso seja solicitado por procurador, anexar procuração e documento de identidade do segurado e do procurador.

Prazo

Deve solicitar em até 90 dias consecutivos ao término do plano. 

Não haverá novas carências se for solicitado em até 30 dias. 

Quanto custa?

O valor será conforme faixa etária:

Tabela de Valores de Contribuição

O valor será conforme faixa etária:

0-18 anos: R$ 140,69 

19-23 anos: R$ 172,29 

24-28 anos: R$ 216,38 

29-33 anos: R$ 241,84 

34-38 anos: R$ 286,67

39-43 anos: R$ 343,56

44-48 anos: R$ 495,02

49-53 anos: R$ 538,85 

54-58 anos: R$ 678,92

Acima de 59 anos: R$ 844,13 

Vigência: desde 01 de junho de 2025, conforme Portaria 19/2025, publicada no DOE em 29/05/2025.

 IMPORTANTE: A falta de pagamento por mais de 90 dias cancela o plano


DÚVIDAS FREQUENTES

Onde pagar?

Boleto bancário emitido em Boletos e Faturas, com vencimento para o dia 10 do mês seguinte ao da competência

Os boletos também são enviados pelo correio e por e-mail, caso os dados em seu cadastro estejam atualizados.



Este é um serviço: IPE Saúde. Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões, entre em contato com o órgão.